Se a sua empresa tem uma inadimplência alta, é possível buscar caminhos alternativos para receber as dívidas. Nem sempre entrar com uma ação judicial é a melhor escolha, a depender do valor a ser recebido e do tempo de uma ação. Por isso, uma opção eficiente e mais rápida do que entrar com uma ação de cobrança na Justiça é utilizar um instrumento chamado notificação extrajudicial.
Documento de cobrança com validade jurídica, a notificação extrajudicial tem por objetivo informar ao devedor a existência de uma dívida. Além disso, o documento formaliza o interesse da empresa que tem contas a receber (credora) em negociar a quitação da dívida sem entrar com uma ação na Justiça.
Um escritório de advocacia pode auxiliar na redação do documento, que quando assinado por um advogado, tem maior poder de coação e eficiência do que uma notificação feita pela própria empresa.
Além de atender a todos os requisitos da legislação, o documento precisa deixar claro quais são os termos e prazos da negociação. O documento deve ser registrado em Cartório, é recolhida uma taxa e o próprio cartório envia a notificação.
A notificação extrajudicial é uma forma amigável de receber dívidas de forma mais rápida, barata e eficiente. Confira algumas perguntas e respostas sobre a notificação extrajudicial:
1- O que acontece se o Cartório enviar a notificação e o devedor não for encontrado no endereço informado no contrato?
O Cartório faz 3 tentativas de envio da notificação, em dias e horários diferentes. Se o devedor não for encontrado no endereço informado, o Cartório emite um documento que considera que o credor está ciente da tentativa de negociação.
2- A notificação é uma prova jurídica?
Quando redigida de forma adequada, a notificação é uma prova jurídica.
3- Cobrei a conta a receber via notificação extrajudicial, mas não tive êxito.Posso entrar com um processo de cobrança na Justiça?
Sim, se a cobrança extrajudicial não teve êxito, a empresa poderá entrar com processo de cobrança na Justiça e utilizar a notificação como prova de que houve a tentativa de negociação sem sucesso.
Crédito da imagem: Freepik