Consultoria Jurídica: mais vale prevenir do que remediar

“Mais vale prevenir do que remediar”, “o barato sai caro”. Os ditados populares tem lá seu valor e nos trazem bons ensinamentos.

Como os ditos populares nos adverte, se você acha caro pagar um profissional para uma consultoria jurídica preventiva  é porque você não sabe o custo que pode vir a ter por não ter feito isso.

Quantas vezes você fez um negócio sem os devidos cuidados necessários e depois se arrependeu ou teve problemas?

Existem várias ações judiciais que poderiam ser evitadas caso as partes que hoje “brigam na Justiça” tivessem uma assessoria judicial no fechamento do negócio, para a elaboração de um contrato específico prevendo diversas situações que evitariam desgastes emocionais e financeiros com custos e despesas que são inevitáveis em um processo judicial.

Muitas vezes, no intuito de “economizar”, as partes fazem negócios com um contrato padrão (Modelinho de Internet), constando apenas o básico do negócio (Preço, objetos, prazo), porém, sem especificar ou prever possíveis desdobramentos que o negócio pode vir a ter, nem tampouco as consequências desses desdobramentos.

Assim, basta acontecer um imprevisto ou inadimplemento no cumprimento do acordo para começarem os problemas e discussões entre as partes, que não raro acabam em litígio judicial.

E no ensinamento: Amigos, amigos, negócios à parte, lembre-se:  quando você for realizar um negócio, ainda que seja com um amigo ou familiar, considere a possibilidade de contratar um profissional habilitado para lhe dar uma assessoria adequada, pois o valor gasto com este profissional pode ser muito menor do que você irá gastar caso não tenha esta assessoria e venha a ter problemas.

Quem avisa amigo é,  Depois de feito,  não adianta chorar o leite derramado.

AUTORA: Adriana Murara Dias

Precisa de Ajudar?